Com propostas de direcionamento para a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP-28), no fim do ano, o presidente Lula encerrou, nesta quarta-feira (9), a Cúpula da Amazônia, em Belém do Pará. Segundo ele, é hora de tirar projetos do papel, em defesa da floresta e também das populações.
A declaração foi dada depois que Lula se reuniu com países da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) e nações convidadas. Segundo o presidente brasileiro, a definição conjunta de saídas contra a crise climática precisa de financiamento dos países ricos.
Durante a fala à imprensa, o presidente Lula citou iniciativas da Declaração de Belém, assinada na terça-feira, “para enfrentamento dos desafios compartilhados” pelos oito países da OTCA.
Lula também afirmou que os países amazônicos vão atuar em duas frentes pelo conceito internacional de socioeconomia e na criação de um mecanismo de remuneração, como explicou.
O presidente Lula ainda lembrou que a questão ambiental, em Belém, volta ao foco do mundo em 2025, quando o Brasil sediar a COP-30.

Meio Ambiente Brasília 09/08/2023 – 17:51 Paula de Castro/ Suzana Guimarães Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Cúpula da Amazônia Presidente Lula crise climática quarta-feira, 9 Agosto, 2023 – 17:51 2:46
Fonte: Ag. Brasil










































