O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia como prioridade na pauta internacional. É o que defendeu, nesta segunda-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a abertura da 3ª Cúpula da Celac, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, com a União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica.

Um dos pontos de um possível acordo entre Mercosul e União Europeia prevê que empresas de um dos blocos possam participar, igualmente, de licitações no outro bloco econômico. Para o presidente Lula, o ponto é delicado porque, segundo ele, o governo brasileiro quer continuar comprando das empresas brasileiras, como forma de incentivar o desenvolvimento industrial do país.
O encontro Celac-União Europeia reúne líderes de 33 países da América Latina e 27 da União Europeia, e não ocorria desde 2015. Com a volta do Brasil à Celac, no começo deste ano, Lula defendeu investimentos europeus em solo da América Latina.
No mesmo discurso, o presidente brasileiro defendeu a regulamentação das plataformas digitais, o combate ao trabalho precário e o resgate da indústria sustentável, para a “geração de empregos de qualidade”. A pauta ambiental não ficou de fora. Lula aproveitou a oportunidade para defender a Floresta Amazônica, como tarefa mundial, com foco no desenvolvimento para as populações da floresta.
O terceiro encontro dos líderes da Celac e União Europeia acontece nesta segunda e nesta terça (18), em Bruxelas. A agenda desta segunda foi finalizada, já que na Bélgica são cinco horas a mais que no horário de Brasília. Nesta terça-feira, o presidente Lula participa da sessão plenária da cúpula e tem encontros bilaterais com líderes da Suécia e da Dinamarca.
Internacional Presidente fez declaração na abertura da Cúpula Celac-União Europeia Brasília 17/07/2023 – 15:57 Jacson Segundo/ Renata Batista Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Cúpula Celac/União Europeia UE Mercosul segunda-feira, 17 Julho, 2023 – 15:57 198:00
Fonte: Ag. Brasil









































