Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quinta, 18 de dezembro de 2025.

Geral

Reforma tributária não reduz desigualdades sociais, afirmam auditores

Na opinião de representantes de entidades de auditores e de servidores fiscais, que participaram de um seminário na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (4), a reforma tributária não reduz as desigualdades sociais porque a proposta em discussão no Congresso Nacional simplifica a tributação do consumo, mas falha na taxação da riqueza.  

Para o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão, a proposta não resolve a concentração de riqueza gerada pelo atual sistema tributário. 

Também participou do evento Sara Perret, que é chefe da divisão de Impostos de Renda e Propriedade do Centro de Política e Administração Tributária da OCDE. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico é um grupo de 38 países que trocam informações visando o desenvolvimento econômico. 

Segundo ela, o peso do imposto de renda de pessoa física nas receitas do Brasil é de apenas 10%, contra 23% na OCDE. 

Sara explicou ainda que a alíquota máxima do imposto de renda no Brasil, atualmente em 27,5%, é baixa e aplicada a um baixo nível de renda. Além disso, há muitos benefícios para as famílias mais ricas.  

Vamos ouvir a explicação da representante da OCDE na voz da tradutora oficial do evento. 

A representante da OCDE acrescentou que a classe média tem a carga tributária aumentada por causa da inflação e pela falta de indexação da tabela do imposto de renda. Na organização, 17 países fazem o ajuste automaticamente, diferente do Brasil.  

Política Brasília 04/07/2023 – 15:25 Samia Mendes / Pedro Lacerda Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Reforma Tributária Câmara dos Deputados Auditores Fiscais terça-feira, 4 Julho, 2023 – 15:25 1:57

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias