Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Geral

STF mantém lei do Ceará que proibiu pulverização aérea de agrotóxicos


Logo Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal definiu por unanimidade que a lei do Ceará que proíbe a aplicação aérea de agrotóxicos está de acordo com a Constituição Brasileira.

A lei estadual tinha sido questionada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA.

Para os ruralistas, a lei violaria a livre iniciativa e os objetivos da política agrícola.

Mas, por dez votos a zero, o Supremo entendeu que, apesar da proibição da pulverização aérea, outras formas de aplicação de agrotóxicos não foram proibidas.

Dessa forma, para o STF, a restrição foi razoável e proporcional às técnicas existentes para o uso de defensivos. E por isso, a lei estadual foi considerada constitucional.

O deputado estadual Renato Roseno, do PSOL do Ceará, autor da lei, lembra que a pulverização aérea, também chamada de chuva de agrotóxicos, já é proibida na União Europeia desde 2009.

E que a prática traz danos comprovados à saúde e ao meio ambiente.

Para o deputado, a decisão do STF consolida o entendimento de que estados e municípios podem criar normas mais protetivas em matéria de saúde e meio ambiente.

Justiça A lei estadual tinha sido questionada pela Confederação da Agricultura Brasília Consulta pública vai tratar de agrotóxicos para culturas minor crops 27/05/2023 – 12:29 Jacson Segundo / Patrícia Serrão Oussama El Ghaouri – Repórter da Rádio Nacional Agrotóxicos sábado, 27 Maio, 2023 – 12:29 1:36

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias