Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 25 de janeiro de 2026.

Geral

Auditoria no Auxílio Brasil indica possível pagamento indevido

Uma auditoria realizada no Programa Auxílio Brasil indica possível pagamento indevido do benefício para aproximadamente 820 mil famílias, por mês, entre janeiro e outubro de 2022. O impacto dessa irregularidade pode chegar a R$ 3,8 bilhões no período.

As informações constam em um relatório publicado pela CGU, a Controladoria-Geral da União.

Lembrando que o Auxilio Brasil foi criado pelo governo anterior. Este ano, ele mudou e voltou a se chamar Bolsa Familia.

Os auditores da CGU destacaram falhas na verificação da renda familiar de quem recebe o benefício. Um dos problemas foi que o Ministério de Desenvolvimento Social analisava apenas os rendimentos declarados pelos próprios beneficiários no Cadastro Único.

A diretora de Auditoria de Previdência e Benéficos do CGU, Eliane Viegas Mota, explica que a ideia agora é cruzar os dados com outras fontes de informação.

A auditoria ainda bateu os dados do programa com a folha de pagamento do INSS, da Previdência Social e de recolhimento do FGTS. A análise da CGU destacou que, entre os beneficiários do Auxílio Brasil encontrados nessas outras bases de dados, 75% estavam na folha de pagamento do INSS e 17% tinham rendimentos registrados na Previdência Social no mês anterior ao pagamento do auxílio.

Com base na auditoria, a CGU fez recomendações ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.. Entre elas a reavaliação das famílias incluídas que estão fora do escopo do programa; a adoção de outras bases dados para acompanhamento da renda dos beneficiários; além da qualificação dos dados do CadÚnico e seu cruzamento com Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Geral Brasília 16/05/2023 – 22:28 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Gésio Passos – Repórter Rádio Nacional CGU Auditoria Auxílio Brasil Bolsa Família Beneficiários terça-feira, 16 Maio, 2023 – 22:28 2:41

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias