Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, segunda, 26 de janeiro de 2026.

Geral

Comitiva do governo está em Roraima para tratar de questão Yanomami

Uma comitiva do governo federal foi para Roraima, na manhã de hoje, para verificar a situação após um ataque a três indígenas Yanomami. As ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da Saúde, Nísia Trindade; e do Meio Ambiente, Marina Silva, fazem parte do grupo.

No sábado, três indígenas foram baleados. E, segundo relatos, garimpeiros ilegais seriam autores dos disparos. Um indígena morreu e outros dois foram levados em estado grave ao Hospital Geral de Roraima.  

O líder indígena Júnior Yanomami relatou o caso nas redes sociais. Segundo ele, uma equipe da base de Surucucu fez o atendimento inicial das vítimas. Ilson Xiriana, que era agente de saúde, teve 4 paradas cardíacas e não resistiu aos ferimentos. Outra vítima ficou com uma bala alojada no pulmão. E o terceiro homem levou um tiro no abdômen e um na perna.  

O governo de Roraima informou, por nota, que os indígenas passaram por cirurgias e apresentam quadro de saúde estável e sem risco de morte.  

Júnior Yanomami reforçou que o povo tem enfrentado situações extraordinariamente penosas e defendeu que a Justiça faça valer a Constituição Brasileira sobre os direitos dos Povos Yanomami. 

A Polícia Federal já começou a investigar o assassinato do indígena Yanomami em Roraima. Em nota, a corporação informou que duas equipes se deslocaram nesse domingo, com apoio da FAB e da Funai, para a comunidade Uxiú na Terra Indígena Yanomami. No local, os investigadores já começaram a ouvir testemunhas e fazer perícias.   

Direitos Humanos Brasília 01/05/2023 – 14:03 Sâmia Mendes/Edgard Matsuki Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional Yanomami Ataques Roraima segunda-feira, 1 Maio, 2023 – 14:03 1:30

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias