Em uma entrevista exclusiva à Rádio Nacional, o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato, ligado ao Ministério de Direitos Humanos, falou sobre a crise humanitária e sanitária do povo Yanomami, em Roraima. Ele afirmou que já é possível dizer que houve omissão do Governo Federal e do Governo do Estado nos últimos quatro anos.

Bruno faz parte da comitiva interministerial que foi ao estado para fazer um levantamento completo da situação. De acordo com o governo federal, cerca de 570 crianças yanomami morreram nos últimos quatro anos por desnutrição ou malária.
Notícias relacionadas:
Segundo o ouvidor, além das medidas emergenciais que precisam ser tomadas para mitigar imediatamente a crise, é importante também a ação da Justiça.
De acordo com o ouvidor, até o momento os levantamentos apontam uma situação gravíssima de violação dos direitos humanos. E que o garimpo ilegal na região amplia o problema, compromete o estilo de vida, a tradição e a cultura yanomami dos modos de vida local.
Ouça entrevista na íntegra
Direitos Humanos Brasília Justiça obriga ANM a leiloar minério ilegal extraído da TI Yanomami 31/01/2023 – 20:33 Sheily Noleto (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) Oussama El Ghaouri, da Rádio Nacional yanomami Roraima terça-feira, 31 Janeiro, 2023 – 20:33 3:16
Fonte: Ag. Brasil










































