Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Brasileiros reclamam de atraso para visto de trabalho em Portugal


Logo Agência Brasil

Cada vez mais brasileiros decidem buscar melhores condições de vida e trabalho em Portugal. Mas uma mudança na política de concessão de vistos, que deveria facilitar a entrada de quem quer trabalhar no país, acabou virando uma dor de cabeça para centenas de pessoas.

Em novembro do ano passado, o governo português passou a permitir que imigrantes solicitem um visto com validade de 120 dias, renováveis por mais 60, para tentar conseguir uma ocupação durante esse período e, então, pedir a autorização para a residência definitiva.

Notícias relacionadas:

Já no primeiro dia depois da mudança, a assessora parlamentar Fernanda do Nascimento, que mora no Rio de Janeiro, foi até a empresa terceirizada, contratada pelo consulado de Portugal para entregar a documentação exigida e pagar as taxas de cerca de R$ 1 mil.

Com a expectativa de que o visto seria concedido em até 60 dias, ela se preparou para a mudança. Mas, até agora, não teve nenhuma resposta.

A demora está afetando pessoas de diversos estados brasileiros. A advogada Mariellen Vieira Gomes mora em Vila Velha (ES), mas faz parte de um grupo com cerca de 200 pessoas tentando obter o visto com o consulado, mas nenhuma delas conseguiu até esta segunda-feira (dia 23) data em que uma pequena manifestação foi feita em frente à representação diplomática pedindo respostas.

Além de pagar as taxas, os futuros imigrantes precisam tomar outras providências, como reservar o equivalente a três salários mínimos de Portugal, cerca de R$ 13 mil e contratar seguro-viagem.

O consulado não enviou nenhum posicionamento até o fechamento desta reportagem.

Geral Rio de Janeiro Restaurante de imigrantes peruanos em SP sofre ataques xenofóbicos 23/01/2023 – 17:37 Luiz Cláudio Ferreira (web) Tâmara Freire, da Rádio Nacional Portugal Imigração Visto segunda-feira, 23 Janeiro, 2023 – 17:37 2:40

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias