Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, terça, 27 de janeiro de 2026.

Geral

Em greve, aeronautas pedem melhores condições de trabalho

Muita gente que ia embarcar em voos entre 6 e 8 horas da manhã desta segunda-feira foi pega de surpresa com a paralisação de pilotos, co-pilotos e comissários de bordo em nove aeroportos do país. No Santos Dumont, na região central do Rio de Janeiro, cinco voos programados para este período saíram atrasados e um foi cancelado. E, no internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, foram três voos atrasados.

Os aeronautas reivindicam aumento de salário e melhores condições de trabalho. Eles querem, por exemplo, a recomposição salarial do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – e com aumento real de 5%, respeito às folgas planejadas e que os treinamentos sejam feitos durante a jornada.

Mas, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias oferece reajuste apenas do INPC e a manutenção das cláusulas financeiras e sociais da convenção coletiva, o que para o diretor do sindicato dos Aeronautas, Leonardo Souza, não atende a categoria. E, por isso a decisão pela paralisação.

O empresário Pablo Dorvileto teve o voo remarcado no aeroporto Santos Dumont. Ele viajava com o pai e disse que o transtorno causou prejuízos emocionais.

Ainda segundo o diretor sindical Leonardo Souza, a paralisação, vai acontecer todos os dias, das 6h às 8 horas da manhã, até que s empresas apresentem uma proposta satisfatória para os cerca de 8 mil aeronautas.

Geral Rio de Janeiro 19/12/2022 – 15:48 Jacson Segundo / Guilherme Strozi Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Greve Aeroviários aeroportos pilotos segunda-feira, 19 Dezembro, 2022 – 15:48 163:00

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias