Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, sábado, 29 de novembro de 2025.

Política

No Juruá, governo do Acre apresenta novas plataformas digitais de transparência ambiental

Evento, realizado no auditório do Ministério Público em Cruzeiro do Sul, apresentou novas plataformas digitais para o monitoramento ambiental no Juruá. Foto: Diego Silva/Secom

Visando tornar mais acessíveis e claras as informações ambientais e aprimorar seu monitoramento, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quarta-feira, 5, um evento voltado para a apresentação de novas plataformas ligadas à transparência e à gestão das informações ambientais do Acre, no auditório do Ministério Público, em Cruzeiro do Sul. O evento contou com a apresentação e detalhamento das ferramentas Selo Verde ACClimate Acre e o Painel de Regularização Ambiental (CAR/PRA), iniciativas que reforçam o compromisso do governo estadual com o controle do desmatamento, a rastreabilidade da produção rural e o acesso público às informações ambientais.

A criação e apresentação dessas plataformas digitais fazem parte de um esforço estratégico do governo para fortalecer a transparência pública, ampliar o acesso da sociedade às informações ambientais e modernizar os mecanismos de fiscalização e monitoramento no estado.

Público presente participa de apresentação das novas plataformas de monitoramento ambiental no Juruá. Foto: Diego Silva/ Secom

O encontro teve como objetivo detalhar as ferramentas Selo Verde AC, Climate Acre e o Painel de Regularização Ambiental (CAR/PRA), que fortalecem o monitoramento ambiental, o controle do desmatamento e o acesso público a dados sobre a produção rural e os impactos climáticos no estado, reunindo produtores rurais, empresários, agricultores, pesquisadores e representantes de instituições públicas e privadas interessados em soluções tecnológicas para gestão ambiental.

Leonardo Carvalho, titular da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, apresenta as novas plataformas ambientais. Foto: Diego Silva/Secom

As plataformas reúnem dados oficiais e tecnologias avançadas de geoprocessamento, permitindo que gestores públicos, produtores rurais, pesquisadores e sociedade civil acompanhem indicadores relacionados à conservação ambiental, produção agroflorestal e impactos climáticos no estado.

O secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que a iniciativa integra conhecimento técnico e inovação, com o objetivo de beneficiar tanto o serviço público quanto os órgãos ambientais que lidam diariamente com desafios como as mudanças climáticas e a ocorrência de eventos extremos:

“Buscamos proporcionar à população acesso e maior transparência ambiental, permitindo que cada cidadão verifique a situação de suas propriedades, identificando possíveis embargos, notificações e os serviços disponíveis para regularização ambiental. Essa é uma diretriz do governo do Estado do Acre, liderado pelo governador Gladson Camelí, que nos orienta a utilizar a tecnologia em prol do meio ambiente”, frisou.

Leonardo Carvalho: “Qualquer cidadão com acesso à internet e um computador pode acessar a plataforma, consultar a situação de sua área através do CAR. Ambas as plataformas, Selo Verde e Acre Climate, estão disponíveis no site da Sema.”. Foto: Diego Silva/ Secom
 

Carvalho ressaltou ainda que as plataformas também promovem o desenvolvimento sustentável para todos os produtores da região.

“Produtores de café em Mâncio Lima já demonstraram interesse em se adequar às normas para acesso a mercados europeus. A conformidade com o Código Florestal é fundamental, e este momento é oportuno para apresentar ferramentas que auxiliem na transparência, na adequação e no cumprimento das regulamentações, incluindo a elaboração de planos de recuperação. O Estado do Acre, portanto, oferece transparência em suas políticas públicas”, finalizou.

Plataformas beneficiam também o Poder Público, auxiliando na tomada de decisões das secretarias envolvidas. Foto: Diego Silva/Secom

Participando do momento, a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, destacou a relevância da ação na região do Juruá. “A iniciativa é de grande relevância para o Juruá, pois impulsiona o desenvolvimento sustentável e a inovação. As plataformas reforçam a parceria entre o governo estadual e as prefeituras, beneficiando não apenas Cruzeiro do Sul, mas todos os municípios do Acre. Aqui, onde a produção de farinha é destaque, elas vão oferecer aos produtores acesso a informações e oportunidades, inclusive para crédito, facilitando consultas sobre propriedades e documentos”, comentou.

Delcimar Leite: “A colaboração entre as secretarias de Meio Ambiente estadual e municipal é essencial, trazendo benefícios para o município e, principalmente, para o agricultor”. Foto: Diego Silva/Secom

Tecnologia e transparência para o desenvolvimento sustentável

A plataforma Selo Verde AC, desenvolvida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi uma das principais ferramentas apresentadas. Ela consolida dados públicos e mapas de produção agroflorestal, permitindo verificar a origem sustentável de produtos e a conformidade das propriedades com o Código Florestal.

Já a plataforma Acre Climate foi criada para monitorar e simular impactos climáticos, como enchentes e eventos extremos que afetam populações ribeirinhas, indígenas e comunidades vulneráveis. A ferramenta utiliza dados integrados e análises geoespaciais, reforçando ações de prevenção e respostas rápidas a desastres naturais.

O terceiro sistema, o Painel de Regularização Ambiental – Escritório do CAR/PRA, facilita o acompanhamento de informações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), oferecendo transparência aos processos e permitindo monitoramento atualizado das propriedades rurais.

Advertisement. Scroll to continue reading.

As novas plataformas integram ações estaduais voltadas ao fortalecimento da política ambiental e ao cumprimento de metas climáticas nacionais e globais. O evento reúne representantes de órgãos ambientais, Ministério Público, setor produtivo, pesquisadores e sociedade civil.

Foto: Diego Silva/Secom

Assessoria

Mais notícias

Geral

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (8) em caráter terminativo o Projeto de Lei (PL) 425/2024, que endurece a pena para...