A política nacional foi focada na aprovação da reforma tributária em segundo turno na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Instabilidades entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, especialmente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também movimentaram a semana.
Confira os destaques em Minas e Belo Horizonte neste link.
Reforma tributária
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quinta-feira (6), a proposta de reforma tributária. A intenção é remodelar o sistema tributário nacional, simplificando processos e substituindo impostos por um modelo de unificação. Além disso, o texto prevê fundos para bancar créditos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) até 2032 e para o desenvolvimento regional.
Veja os principais pontos do projeto, que ainda precisa de análise do Senado.
Por 1 voto, governo Lula tem derrota no último destaque da reforma tributária
A Câmara dos Deputados aprovou, pela diferença de 1 voto, o último destaque do segundo turno da reforma tributária após ter rejeitado todas as outras sugestões de mudanças no texto. A base governista precisava alcançar 308 votos “sim” para derrotar o destaque e manter o texto como estava, mas teve 307.
O destaque retira da reforma o item prorrogava até 2032 a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para montadoras de automóveis instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Veja como votaram os deputados federais por Minas na reforma tributári
Câmara aprova Programa de Aquisição de Alimentos, recriado por Lula
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (7), o projeto de lei que recria o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que permite a compra de alimentos vindos da agricultura familiar para programas governamentais de segurança alimentar e pela rede pública de ensino. Os valores devem ser compatíveis com aqueles praticados pelo mercado.
STF decide em agosto sobre decisão de Gilmar que parou investigação contra Lira
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir, entre 11 e 21 de agosto, no plenário virtual, se mantém ou não a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes que suspendeu um inquérito policial sobre a compra de kits de robótica em Alagoas com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A suspensão foi definida após pedido dos advogados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que tem sido citado em documentos relacionados ao caso.
Lira e líderes se reúnem com Lula após aprovação da reforma tributária
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne na noite desta sexta-feira, no Palácio da Alvorada, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além de líderes partidários para comemorar a conclusão da votação da reforma tributária na Casa. A matéria agora vai para o Senado.
PL ignora irritação de Bolsonaro com Tarcísio em vídeo de reunião acalorada
Em um vídeo publicado nas redes sociais sobre a reunião partidária promovida na última quinta-feira (6), o PL (Partido Liberal) ignorou os momentos de ânimos exaltados contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e mostrou somente declarações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A imagem de Tarcísio sequer foi mostrada no conteúdo divulgado.
Seis meses depois do 8 de janeiro, quase 1,3 mil denunciados viraram réus
Seis meses depois dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília (DF), e, 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) transformou 1.290 denunciados em réus, em investigações sobre os financiadores ou executores dos atos criminosos.
Alckmin afirma que programa de descontos de carros populares salvou empregos
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, anunciou o fim do programa de descontos para carros populares de até R$120 mil. A estimativa do governo federal é que tenham sido vendidos 125 mil veículos desde início do programa, que foi lançado no dia 6 de junho. Ao fazer um balanço da ação, ele disse que o “programa salvou empregos e a indústria”, além de beneficiar a população.
Fonte: O tempo









































