Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 14 de dezembro de 2025.

Nacional

Gripe Aviária: Confirmados mais 3 casos em aves silvestres; total vai a 72

O Ministério da Agricultura informou que três novos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foram detectados no Brasil.

No total, há 72 casos da doença em aves silvestres no País e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica.

De acordo com o ministério, há outras cinco investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo.

As notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre do H5N1 e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O vírus H5N1 é altamente contagioso entre as aves e pode ser transmitido para humanos em casos raros, causando uma doença grave e potencialmente fatal. 

Casos no Brasil 

Nessa semana, o Paraná decretou emergência sanitária, após o aumento de casos aves silvestres contaminadas pelo vírus da influenza aviária H5N1. A medida foi publicada na terça-feira (25) e tem validade de 180 dias.

Desde maio, quando foram detectados os primeiros casos em aves migratórias no Brasil, o estado já registrou sete ocorrências da doença. Até o momento, o país mantém o status de livre da H5N1, também conhecida como gripe aviária, em aves comerciais, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O Brasil é o principal exportador de carne de frango do mundo e responde por 35% do mercado global. Uma semana após a primeira detecção de ave silvestre migratória contaminada, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoossanitária em todo o território nacional, no dia 22 de maio. (Agências Brasil e Estado)

Fonte: O tempo

Mais notícias