Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, domingo, 14 de dezembro de 2025.

Nacional

Enem: Confira 8 possíveis temas para a redação no próximo domingo (05/11)

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece no próximo domingo (05/11) e os estudantes se preparam para enfrentar um dos principais desafios: a redação. Ninguém consegue cravar qual exatamente será o tema a ser abordado, mas os especialistas sempre fazem suas apostas – que podem servir de inspiração para exercícios preparatórios na reta final. 

Historicamente, o Enem costuma abordar assuntos socialmente relevantes, que provoquem reflexões sobre direitos humanos e problemas socioeconômicos. Em 2022, o tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. 

Professora de redação da plataforma Descomplica, Roberta Panza aponta alguns assuntos que podem ser temas da redação do Enem 2023 e merecem ser revisados pelos estudantes: 

  1. Saneamento básico/Água – No primeiro semestre, houve discussões fortes acerca do marco do saneamento básico. Ele foi alterado no último governo, e já foi especulado em 2022 que esse poderia ser o tema. 
  2. Educação Ambiental + Mudanças Climáticas – Essa é uma pauta muito em voga na mídia, por ser de extremo interesse do governo atual. Em suas redes sociais, a Presidência já realizou postagens sobre o assunto, o que é um indicativo de interesse. Apesar de ter sido um subtema ano passado, que tratou sobre questões de demarcação de terras indígenas, a última vez que o Ambientalismo foi o foco da redação do Enem foi em 2008, com o tema “A máquina de chuva da Amazônia”. 
  3. Educação/Alfabetização/Evasão Escolar – O Governo atual lançou também, em seu primeiro ano de governo, algumas medidas ligadas à alfabetização e à educação. Após mais de três anos do início da pandemia, as lacunas deixadas pelo período na educação são muito visíveis. Algumas crianças estão chegando ao Ensino Fundamental 2 sem saber ler ou escrever, pois perderam o momentum da alfabetização. 
  4. PL Fake News – Em 2022 e no primeiro semestre de 2023 foi muito debatido o imbróglio da aprovação da PL de Fake News no país. A regulamentação das redes é um tema polêmico; em 2018, o  tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, em 2014, publicidade infantil. 2004 tratou diretamente do assunto: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?. 
  5. Inteligência artificial – Um dos tópicos mais debatidos mundialmente em 2023 foi a questão da inteligência artificial e a polêmica de seu uso. O debate incluiu os limites éticos de seu uso, tanto em propagandas quanto na substituição da mão de obra humana. O tema seria inédito para a prova, que já abordou limites éticos de uma vida tecnológica em 2011: “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado”. 
  6. Trabalho análogo à Escravidão – O tema, de extrema relevância, dialoga muito com desigualdade social, um dos assuntos preferidos do Enem. Há anos especula-se que é uma possibilidade de tema de redação. No primeiro semestre de 2023, ganhou muito espaço no debate público a questão das vinícolas do Rio Grande do Sul que se aproveitaram desse tipo de mão de obra. A última vez que a questão trabalhista foi central numa prova do Enem foi 2010. 
  7. Saúde Pública – Em luz da pandemia de Covid-19, o tema saúde pública foi mais debatido do que nunca. Houve mais repasse de verba a esse setor por essa razão, que, em outros tempos, ficou sem receber quantias adequadas para evitar seu sucateamento. O novo governo levantou muito a pauta SUS, que pode ser relevante à prova. A saúde mental foi tema da redação do Enem em 2020. 
  8. Segurança Pública – Há muitos anos é especulado que violência policial/sistema carcerário/operações policiais sejam temáticas do Enem. Esse debate cresceu no início de 2023. Violência foi central à redação em 2015, com o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, e em 2003: “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”.

 

Fonte: O tempo

Mais notícias