O ano está acabando, mas antes da virada o brasileiro vai enfrentar mais uma onda de calor que deve começar nesta quinta-feira (14) e durar até o dia 20 de dezembro.
Serão seis dias de temperaturas com até cinco graus acima da média em pelo menos 7 estados. São eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, sul do Tocantins e oeste da Bahia.
A boa notícia é que, apesar da previsão de temperaturas acima da média para o mês de dezembro, essa onda de calor não será tão intensa como a que vivemos em setembro e novembro deste ano. Belo Horizonte, por exemplo, marcou o dia a mais quente da história, no dia 25 de setembro de 2023, quando os termômetros registraram 38,6°C.
Porém, o tempo está longe de ficar fresco e mudanças na rotina são necessárias para o bem da nossa saúde. E como prevenir é sempre melhor do que remediar, nós separamos quatro dicas para enfrentar o “calorão” que está por vir mais uma vez neste ano:
01- Tome banho antes de dormir
Uma das maiores dificuldades do brasileiro é quando o sol se põe e o tempo continua abafado. Dormir vira um pesadelo para muitos que, apesar de estarem cansados, não conseguem ter uma boa noite de sono por causa do clima. Uma dica valiosa que pode melhorar a qualidade do sono é tomar um banho morno antes de dormir, o que ajuda o corpo a resfriar. Usar lençóis leves e evitar fazer exercícios físicos pouco antes de se deitar também são dicas importantes.
02- Use acessórios e roupas de algodão
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da necessidade de usar protetor solar de 3 em 3 horas, roupas com tecido de algodão e acessórios como chapéus e óculos de sol ajudam a bloquear a maior parte da radiação ultravioleta (UV). Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%, o que é pouco durante uma onda de calor.
Para quem está na praia, as “barracas” ou “sombrinhas” também devem ser de algodão ou lona. Esses materiais absorvem 50% da radiação UV. Os óculos de sol, por sua vez, previnem doenças como a catarata e outras lesões nos olhos.
03- Mude a alimentação
Temperaturas altas pedem alimentos leves, isso porque no calor o consumo de energia do corpo cai, ou seja, a gente gasta menos calorias no verão.
Além disso, alimentos pesados, gordurosos e ultraprocessados também causam indigestão e mal-estar, fazendo com que a temperatura do corpo suba ainda mais . A nutricionista Maria Gabriela Vieira indica uma alimentação equilibrada:
“É sempre indicado priorizar comidas mais leves como saladas, sanduíches naturais, wraps com vegetais, proteína magra como o peixe e frango grelhados. As frutas também são ótimas opções, principalmente as ricas em água, como melancia, melão, morango e abacaxi”, afirma a profissional.
04- Decore a sua casa com plantas
É claro que o ventilador e o ar-condicionado ajudam, e muito, em dias quentes. Mas, uma dica natural que pode refrescar a casa é investir nas plantas como decoração. Elas auxiliam deixando o ambiente mais úmido, fresco e ajudam até a abaixar as temperaturas. Seja no quintal ou dentro de casa, tenha uma muda sempre por perto.
05-Coloque panos frios ou sacos de gelo no pescoço e nos pulsos
Os nossos pontos de pulsação são onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele. Quando colocamos um pano molhado ou pedras de gelo nesta área, a tendência é que o nosso corpo esfrie rapidamente.
Fonte: O tempo



































