Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 19 de junho de 2024.

Geral

Argentina suspende participação em negociações do Mercosul

Diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus e previsões da queda do Produto Interno Bruto (PIB), o governo da Argentina anunciou a suspensão de novas negociações de acordos no bloco econômico Mercosul. Segundo o Ministério de Relações Exteriores argentino, a decisão ocorreu após uma reunião em videoconferência entre os coordenadores nacionais do bloco.

 

A nota oficial do ministério do país vizinho argumenta que “em um mundo em que as organizações internacionais prevêem a queda do PIB  – que é  a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país –  nas nações mais desenvolvidas”, pode haver uma diminuição repentina no comércio global de até 32%, e um impacto imprevisível na sociedade.

 

O governo da Argentina informou, ainda, que vem buscando, internamente, evitar os efeitos da pandemia, “protegendo as empresas, o emprego e a situação das famílias mais humildes”, o que acaba, segundo a nota, contrastando com as posições de alguns parceiros do bloco, que propõem acelerar “negociações de acordos de livre comércio com Coreia do Sul, Cingapura, Líbano, Canadá e Índia, entre outros”.

 

O governo argentino chama o momento de “incerteza internacional” e, por isso, argumenta que a situação econômica do país aconselha parar o andamento dessas negociações.

 

Apesar disso, o governo argentino garante que mantém o andamento dos acordos do Mercosul com a União Europeia e a Associação Europeia de Livre Comércio. Por fim, o país vizinho informa que a decisão não se trata de “um capricho”, mas de uma forma de fortalecer as relações com as nações do bloco regional.

 

A informação chegou a ser anunciada, também, pelo governo do Paraguai, que atualmente preside o bloco Mercosul. Mas, de acordo com  a nota do Ministério de Relações Exteriores paraguaio, a Argentina indicou que a saída das negociações não vai ser obstáculo para que os demais países membros prossigam com os acordos. Fazem parte do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Ag. Brasil

Mais notícias