O Brasil enfrenta uma nova onda de calor a partir desta quinta-feira (14) que deve durar até o próximo domingo (17). Grande parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, sul do Tocantins e Oeste da Bahia têm previsão de altas temperaturas, que podem se aproximar dos 40° em algumas regiões.
Os pets demandam atenção ainda maior dos tutores em dias quentes. Se para nós, seres humanos, já é difícil lidar com as altas temperaturas, para os bichinhos pode ser ainda mais complicado. Isso acontece porque eles não transpiram tanto e têm naturalmente a temperatura corporal mais alta. A professora do curso de Medicina Veterinária do UniBH, Pillar Gomide, alerta sobre o risco de hipertemia, principalmente em cães e gatos:
“A hipertermia ocorre quando a temperatura corporal do animal fica muito elevada. Isso pode ser causado por diferentes fatores, como exposição prolongada ao sol, exercício intenso ou até mesmo ambiente muito quente. É importante estar atento aos sinais de hipertermia, que incluem ofegância excessiva, salivação intensa, letargia, vômitos e até desmaios. Se você suspeitar que seu cão está com hipertermia, é recomendado resfriar o animal gradualmente com água fresca, oferecer água para beber e procurar um veterinário de confiança imediatamente”.
Portanto, algumas dicas são valiosas para ajudar os pets a suportarem o clima seco e quente. Veja:
1- “Sombra e água fresca”
Em dias de altas temperaturas é importante que os cães e gatos permaneçam em locais arejados, com sombra e boa circulação de ar. Locais abafados e com grande exposição ao sol podem provocar desmaios e levar até a morte.
É importante também que o animal sempre tenha água disponível de fácil acesso. A hidratação é extremamente necessária para manter a saúde dos pets. Outra dica valiosa é colocar pedras de gelo na vasilha, misturada com a água, para que o líquido permaneça gelado por maior tempo. Também é recomendado trocar a água com maior frequência durante o dia.
2- Picolés naturais
As frutas são ótimas aliadas para os pets, que podem perder o apetite por causa do calor. Frutas ricas em água, como a melancia, são uma boa opção. Os picolés naturais também são uma alternativa. Congelar a ração ou até mesmo as frutas que o pet já têm o costume de comer podem estimular o apetite do animalzinho.
3- Evite passeios
Passear com os animais em dias de altas temperaturas deixa de ser um momento de lazer para eles e se torna prejudicial. A recomendação é evitar passear nos horários com grande incidência de radiação UVB, entre 10h00 e 16h00. Muitos não sabem, mas o câncer de pele também atinge os pets.
Além disso, em dias muito quentes o asfalto pode queimar as patinhas dos animais. Portanto, é importante fazer passeios em horários mais frescos, de preferência na parte da noite. Em dias de ondas de calor, em que as temperaturas possam se aproximar dos 40°, é necessário evitar.
4- Tapetes térmicos
Os tapetes gelados para cachorros e gatos podem se tornar o “ventilador” ou até o “ar condicionado” dos pets em dias muito quentes. Isso porque o colchonete de nylon é recheado com espuma e gel não-tóxico, o que refresca o animal quando ele deita sobre o tapete. A compra pode ser um ótimo investimento e presente para o verão dos pets.
5- Banho e Tosa
É fundamental manter o animal limpo e tosado durante a onda de calor, principalmente para cães e gatos peludos. Os banhos de piscina, de mangueira também são recomendados, porém é necessário consultar o veterinário devido ao risco de dermatite. Cada raça pode corresponder de um jeito diferente.
No mais, é importante, em qualquer época do ano, fazer companhia para o seu pet e não deixá-lo sozinho durante muito tempo.
Fonte: O tempo



































