Connect with us

Hi, what are you looking for?

    Rondônia, quarta, 15 de outubro de 2025.

Saúde

China concede primeira patente de vacina contra Covid-19 para CanSino, diz mídia estatal

Candidata é uma das principais entre as tentativas chinesas de encontrar uma vacina para a Covid-19; testes de fase 3 no exterior, inclusive no Brasil, estão sendo discutidos.

O governo da China concedeu a primeira patente de vacina para a Covid-19 do país à farmacêutica CanSino, informou o jornal estatal “Diário do Povo” no domingo (16). O jornal publicou documentos da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China que afirmam que a patente foi concedida no dia 11 de agosto.

Isso significa que a CanSino tem a propriedade sobre a vacina e o direito de vender as doses. De acordo com o resumo da patente, a vacina apresenta boa imunização em testes com camundongos e pode ser produzida rapidamente em grande escala.

O médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, explica que a concessão da patente é um trâmite burocrático. Com ela, se algum outro laboratório tentar produzir a vacina, ele vai “esbarrar” nesse obstáculo. Por isso, afirma o médico, é possível que outras farmacêuticas chinesas, como a Sinovac (veja mais abaixo), também já tenham entrado com seus pedidos.

“Com certeza [as outras] estão em processo avançado. Isso demora meses [para ser concedido], explicou.

A vacina da CanSino, Ad5-nCoV, é uma das principais candidatas chinesas na busca de uma vacina para a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). No mês passado, a empresa anunciou que pretendia lançar estudos de fase 3 da imunização no Brasil, na Rússia, no Chile e na Arábia Saudita.

A vacina da CanSino usa um vírus do resfriado comum, o adenovírus tipo 5 (Ad5), para transportar o material genético do coronavírus para o corpo – como a aprovada pela Rússia na semana passada.

Em julho, pesquisadores chineses anunciaram que a vacina era segura e induziu resposta imune, segundo testes preliminares feitos em Wuhan, onde foram identificados os primeiros casos de COvid-19 no mundo.

A imunização se tornou a primeira na China a passar para testes em humanos, em março, mas outras concorrentes, incluindo as desenvolvidas pela Sinovac e pela Sinopharm, acabaram sendo aprovadas primeiro para testes de fase 3. Nesta etapa, os testes são feitos para determinar, em maior escala (normalmente, com milhares de voluntários), a eficácia de uma vacina contra uma doença.

Outra candidata chinesa, a Coronavac, da Sinovac, já está sendo testada em fase 3 no Brasil.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Datafolha: 89% dos brasileiros querem se vacinar contra Covid-19; 9% não querem

Nove em cada dez brasileiros querem tomar a vacina contra a Covid-19, assim que houver opção. Foi o que revelou uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (16) no jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Fonte: G1- 16 de ago de 2020 às 19:41

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Geral

Mais uma polêmica envolvendo a mais nova “digital influencer” de Porto Velho, segundo revelam áudios, ela pediu para fechar uma parceria com uma lanchonete...

Política

Os partidos com os dois maiores expoentes dessas eleições deixaram para marcar as convenções para o último prazo. O PSDB realiza a reunião para...

Nacional

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os...

Geral

O estado do Rio de Janeiro registrou 232.818 casos confirmados e 16.568 mortes por covid-19. A informação foi divulgada neste domingo (6), pela Secretaria...