Conectado por
Rondônia, quarta, 21 de fevereiro de 2024.

Geral

Licitação concluída, Ponte Brasil-Bolívia é uma realidade

Compartilhe:

Publicado por

em

Brasília – Recebi a informação do meu assessor na presidência da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI), Miguel de Souza,  que o processo licitatório para a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia em Guajará-Mirim foi concluído pelo Ministério dos Transportes, sem nenhuma intercorrência. O conglomerado vencedor foi o Consórcio Gaspar-Arteleste, que ofereceu proposta com deságio de 2,0% do valor sugerido pelo governo. Com isso, o valor da obra ficará em R$ 421,4 milhões.

Com o término desta fase, uma das mais emblemática, inicia-se, de fato, o resgate de uma dívida histórica do Brasil para com o desenvolvimento de Rondônia e o norte do país.

Agora, cuidaremos para que os dois municípios às margens do Guaporé (Guajará-Mirim e Guayramerín) se organizem para tirar proveito das obras, criando condições para que seus trabalhadores(as), empresários(as) e o mercado local possam se apropriar dos benefícios trazidos pela empreitada.

Como em todo evento desta magnitude, sob o comando das duas administrações municipais, temos que pensar em estratégias de mitigação de potenciais impactos negativos. A demanda por serviços médicos será aumentada, medidas de segurança deverão ser tomadas, qualificação de mão de obra urge ser providenciada e, sobretudo, a oferta de serviços sociais deve ser ampliada.

Nada que não possamos dar conta. Se assim fizermos, ao final não teremos apenas uma obra de concreto, e sim sociedades mais ricas e organizadas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *